Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
RABAZAS ROMERO, Teresa y RAMOS ZAMORA, Sara. OS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS PEDAGÓGICOS COMO ESPAÇOS DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.53, pp.100-119. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/72218.
Este artigo se enquadra na nova tendência historiográfica emergente sobre o patrimônio histórico-educativo e os museus pedagógicos na Espanha. Nosso interesse incidirá sobre os museus pedagógicos das Universidades espanholas, como espaços que permitem reconstruir a memória coletiva educacional e prever cenários de aprendizagem dinâmicos para todos os públicos. Estas instituições são promovidas por pesquisadores e historiadores da educação das universidades, que têm impulsionado a criação destes espaços nas universidades onde trabalham. Especificamente, o presente artigo analisa mais detalhadamente um destes museus, o Museu de História de la Educación Manuel Bartolomé Cossío, localizado na Faculdade de educação da Universidad Complutense de Madrid.
Palabras clave : museus pedagógicos universitários; museu de história da educação Manuel Bartolomé Cossío; memória; patrimônio histórico-educativo; Espanha.