SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número54LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN Y LA ENSEÑANZA ANALIZADAS EN DOS OBRAS CLÁSICAS: CÁRCEL DE AMOR Y LA VIDA DE LAZARILLO TORMESUNA CONFIGURACIÓN PARA LA ENSEÑANZA SECUNDARIA (1930-1960): CULTURA, FORMACIÓN HUMANA Y BUENA EDUCACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ESCOLA, Joaquim; CATARINO, Paula  y  AIRES, Ana Paula. A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NOVA NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA EM PORTUGAL: ANÁLISE DE UM MANUSCRITO INÉDITO DE UMA PROFESSORA (DÉCADA DE 30, SÉCULO XX). Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.54, pp.209-231. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/71009.

Neste artigo, pretende-se analisar um manuscrito original, redigido em 1935 por uma professora de uma escola primária de Portugal, com o propósito de investigar a problemática em torno do uso do ditado e da redação no ensino da Língua Materna, as suas estratégias e práticas de ensino e, ainda, os meios e recursos utilizados no processo de ensino e de aprendizagem. Atendendo à metodologia escolhida (histórica e hermenêutica), identificamos as seguintes categorias de análise: composição, ditado, metodologias, estratégias, meios e recursos de ensino. As principais conclusões deste estudo mostram que a prática de ensino era suportada por uma visão inovadora e muito atual da pedagogia, revelando uma proximidade considerável aos autores e correntes ligadas à Escola Nova.

Palabras clave : Escola Nova; ensino primário; língua materna; estratégias; meios e recursos de ensino.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )