Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
SOUTHWELL, Myriam. FORMATO, PEDAGOGIAS E PLANEJAMENTO PARA A SECUNDÁRIA NA ARGENTINA: NOTAS SOBRESALIENTES DO SÉCULO XX. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.18-37. Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/82034.
Este artigo tem a intenção de apresentar uma panorâmica sobre os debates que acompanharam a expansão da escolarização média em Argentina e as demandas de renovação que se desenvolveram ao influxo do movimento de escola nova. Para isso partiremos de um argumento a respeito da existência de uma forma da escola média que se consolidou seguindo determinado modelo, que a partir de ali constituiu uma gramática que processou e modelou as sucessivas intervenções de reforma e que conseguiu se posicionar como a noção mesma de escola média. Introduziremos os debates sobre reformas necessárias através de vozes sobresalientes sobre os benefícios do escolanovismo no nível secundário: Ernesto Nelson, Saúl Taborda e Juan Mantovani.
Palabras clave : formato escolar; escola nova; espiritualismo.