Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
OKAMOTO, Monica Setuyo. A EDUCAÇÃO ULTRANACIONALISTA JAPONESA NO PENSAMENTO DOS NIPO-BRASILEIROS. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.55, pp.225-243. Epub 01-Mayo-2018. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/80207.
Até 1945, as escolas japonesas foram criadas pela comunidade nikkei no Brasil com o intuito de preservarem a língua, a cultura e, principalmente, a moral japonesa. Livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio, produzidos no Japão durante o período ultranacionalista (final do século XIX a meados do século XX), foram importados e adotados por essas escolas. Este estudo tem o objetivo de analisar a releitura que os imigrantes japoneses e seus descendentes deram ao conteúdo ideológico desses livros didáticos e os reflexos dessa educação nas gerações mais novas.
Palabras clave : educação ultranacionalista japonesa; livros didáticos; imigração japonesa no Brasil; pensamento dos nipo-brasileiros.