SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23GÉNESIS EN PORTUGAL DE LOS MUSEOS ESTATALES DE ARTE COMO LUGARES DE INSTRUCCIÓN PÚBLICA Y SU SUSTITUCIÓN POR LOS MUSEOS DE CONTEMPLACIÓN (1833-1899)LEER Y ESCRIBIR COMO UNA POSIBILIDAD DE RELACION DE LA INFANCIA CON EL TIEMPO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CELESTE FILHO, Macioniro. A EDUCAÇÃO RURAL BRASILEIRA ANALISADA POR LOURENÇO FILHO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e89570.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/89570.

Lourenço Filho foi um dos mais importantes intelectuais a influenciar os rumos da educação brasileira no século XX. Nas décadas de 1950 e 1960, atuando em organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos (OEA), ele analisou a trajetória da educação rural nas Américas. Em 1962, Lourenço Filho escreveu um estudo para a OEA sobre a educação rural, que não foi publicado no Brasil. É propósito do atual trabalho apresentar o que este intelectual abordou da educação rural brasileira neste texto enviado à OEA. A metodologia utilizada foi a de análise documental sobre o texto de Lourenço Filho. Tem-se por objetivo apresentar a contribuição inédita em publicações brasileiras deste autor ao tratar a educação rural no início da década de 1960.

Palabras clave : Educação rural; Lourenço Filho; Organização dos Estados Americanos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )