SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LEER Y ESCRIBIR COMO UNA POSIBILIDAD DE RELACION DE LA INFANCIA CON EL TIEMPOLOS TEMAS DE LA EVOLUCIÓN Y DEL PROGRESO EN LOS DISCURSOS DE LA PSICOLOGÍA EDUCACIONAL Y DE LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves. EDUCAÇÃO DO ANORMAL A PARTIR DOS TESTES DE INTELIGÊNCIA. Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e90024.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/90024.

A pesquisa busca compreender a presença dos testes de inteligência no campo da educação especial no Brasil. Para tanto, se vale de um estudo documental e bibliográfico a partir de fontes que remontam o contexto da educação no Brasil do início do século XX à década de 1970. Expõe o processo de construção do teste de Binet-Simon, bem como sua entrada ao Brasil no ano de 1906. Discute a aplicação do teste no campo educacional, mais especificamente na educação especial. Como resultado, apresenta a ausência de políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência, a relação direta da educação com o campo da saúde pautada no diagnóstico e a caracterização do teste como determinante para o processo de exclusão e isolamento compulsório da pessoa com deficiência do contexto escolar e social.

Palabras clave : Teste de Binet-Simon; Testes de inteligência; Educação especial; educação do anormal; pessoa com deficiência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )