SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LAS IDEAS DE DURKHEIM EN LOS MANUALES DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN: CIENTIFICIDAD Y MORALIDAD LAICA EN LA VIDA SOCIAL Y EN LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SILVA, Vivian Batista da  y  CATANI, Denice Barbara. Metáforas e comparações que ensinam a ensinar:a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909). Hist. Educ. [online]. 2019, vol.23, e93223.  Epub 06-Nov-2019. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/93223.

Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); das Lições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.

Palabras clave : manuais pedagógicos; pedagogia; ensinar.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )