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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
GARRIDO, Felipe Andres Zurita. O TRABALHO DOCENTE DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO CHILE (1973-1990): UM OLHAR DESDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e92711. Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/92711.
São apresentados os resultados de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo analisar a Política Pública Educacional referente ao trabalho docente construída pela Ditadura Cívico-Militar no Chile (1973-1990). Trabalhou-se com hipóteses que ressaltaram a importância que o regime concedeu aos professores por meio de normas legais e ações repressivas. Contou-se com contribuições teóricas de A. Gramsci e E. P. Thompson, as que facilitaram o trabalho de interrogação de diferentes fontes, privilegiando entre elas a legislação e os relatórios de direitos humanos. As conclusões confirmam as hipóteses propostas e agregam novos elementos que convidam a revisitar as transformações realizadas neste período sobre a atividade do corpo docente e do sistema educacional chileno em geral.
Palabras clave : trabalho docente; Ditadura Cívico-Militar; Chile; Políticas Públicas Educacionais.