Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
OLIVEIRA, Marcus Taborda de. PESQUISAS SOBRE A EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS E DAS SENSIBILIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS INDICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e97469. Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/97469.
O trabalho foca em alguns pressupostos teórico-metodológicos para pensar as pesquisas sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Mobiliza autores que refletem sobre a experiência e a materialidade da vida, sugerindo que os corpos ocupam um entre-lugar nas relações entre natureza e cultura. Defende que que a sua educação é sempre dialógica, contrapondo-se ao hipersubjetivismo contemporâneo. Finaliza oferecendo exemplos de trabalhos neste âmbito de estudos.
Palabras clave : história social da educação; história da educação dos sentidos e das sensibilidades; historiografia.