Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
CUNHA, Maria Teresa Santos. EU TE DEDICO: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E SENSIBILIDADES NAS DEDICATÓRIAS DE LIVROS DE UM PROFESSOR CATARINENSE (1940-1980). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e97920. Epub 21-Feb-2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/97920.
O artigo objetiva inventariar e analisar dedicatórias que se encontram em livros pertencentes ao professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005) cuja biblioteca pessoal encontra-se preservada no Instituto de Investigação e Documentação em Ciências Humanas (IDCH) ligado à UDESC/SC/Brasil. A análise destaca as dedicatórias como indicativas de circuitos de sociabilidades e como modo de identificar circulação, posse e consumo de livros. As dedicatórias são tratadas como atos de linguagem que extrapolam a função comunicativa e conectam-se às intenções dos sujeitos de atribuir autoridade ao que escrevem, produzir sensibilidades em seus interlocutores e, assim, criar fronteiras simbólicas de integração pessoal e afetiva. O estudo dialoga com as bibliotecas pessoais como patrimônios históricos-educativos e registram-se imagens fotográficas de modo a amparar visivelmente o trabalho desenvolvido.
Palabras clave : Dedicatórias; Bibliotecas Pessoais; História da Educação; Patrimônio Histórico-Educativo.