Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
FERNANDEZ-ANTON, Estefanía. A MULHER CASADA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA ESCOLA MODERNA (1901-1917). Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e100443. Epub 30-Abr-2021. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/100443.
Desde este documento procuramos identificar a realidade da mulher casada desde 1901 a 1917 nas publicações da Escola Moderna e identificar o valor que a educação tinha para o seu desenvolvimento pessoal. Para isso, baseamos-nos na revisão do Boletim da Escola Moderna desde o ano 1901 até 1903 e em outras publicações (conferências, contos, folhetins, obras dramáticas, etc.) que vão até 1917. Os resultados obtidos indicam-nos que as publicações racionalistas defendiam que a mulher contraísse casamento por amor e que este fosse um vínculo que não gerasse submissão.
Palabras clave : Escola Moderna; educação feminina; casamento..