Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro y SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. OS SENTIDOS HISTÓRICOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO E DE FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR. Hist. Educ. [online]. 2021, vol.25, e101992. Epub 30-Sep-2021. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/101992.
Este trabalho resulta de pesquisa bibliográfica sobre o pensamento pedagógico contemporâneo. Questiona-se sobre quais sentidos históricos da educação brasileira têm constituído um projeto de escola/educação e as marcas históricas do ser professor. O objetivo é investigar, no pensamento político pedagógico da educação brasileira, os aspectos de educação que determinam um projeto educacional e de ser professor. A historicidade da educação brasileira e do ser professor permite compreender o presente que possibilite a construção de um projeto societário de caráter emancipador.
Palabras clave : Projeto de educação; historicidade; sentidos de educação e de ser professor; trabalho docente.