Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias y COSTA, Jean Carlo de Carvalho. “BELA ESCOLA DE CIVISMO”: O ESCOTISMO COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e117627. Epub 30-Nov-2022. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/117627.
O presente artigo tem por fito analisar a prática do escotismo no Brasil no início do século XX, problematizando como este método de educação extraescolar foi apropriado pelos intelectuais e autoridades políticas para o disciplinamento moral, cívico e físico da infância e juventude, associadas, neste momento, a “grandeza” da nação. Para alcançar o objetivo proposto, fizemos um cruzamento entre a análise das fontes impressas a saber: revistas O Tico-Tico e Ilustração Brasileira, leis e decretos com as contribuições de autores, tais como Foucault (1987), Nagle (2009), Nascimento (2004), Souza (2000, 2018), Nascimento (2008), entre outros. Destarte, constatamos que no Brasil o método de Baden-Powell foi convertido em uma escola de civismo para moldar o comportamento do futuro cidadão da Pátria brasileira.
Palabras clave : escotismo; Brasil; infância; juventude.