Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
LORENZO, Manuel Ferraz; TRUJILLO, Cristian Machado y RODRIGUEZ-HERNANDEZ, Juan. ESTRATÉGIAS POLÍTICAS INTERNACIONAIS EM "EDUCAÇÃO AMBIENTAL". ESPANHA 1970-1980. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e118322. Epub 15-Oct-2022. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/118322.
A Educação Ambiental surgiu como um campo específico de conhecimento no final da década de 1960 e início da década de 1970. A necessidade de sensibilizar a população mundial para a conservação da natureza foi promovida, sobretudo, pela ONU, e especialmente pela UNESCO e pelo programa criado para o efeito, o PNUMA. Além disso, foi considerado essencial introduzir novos conteúdos e práticas em instituições educacionais formais e não formais, a fim de contribuir para a estratégia global para a preservação da natureza e do ambiente. O objetivo deste documento é estudar como esta estratégia foi implementada em Espanha durante o período de franquismo tardio e a transição democrática.
Palabras clave : natureza; UNESCO-UNEP; Educação Ambiental; currículo escolar; Espanha.