Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Exitus
versión On-line ISSN 2237-9460
Resumen
BRANDAO, Amanda dos Santos y CALIATTO, Susana Gakyia. CONTRIBUIÇÕES DA NEUROEDUCAÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Rev. Exitus [online]. 2019, vol.9, n.3, pp.521-547. Epub 17-Abr-2020. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3id926.
Os avanços da Neurociência Cognitiva, sobre os processos de aprendizagem, têm levado pesquisadores a perceberem a importância da proximidade com a área educacional, bem como a real necessidade de se desenvolverem pesquisas e práticas sistematizadas sobre o assunto, enfatizando a relação ensino-aprendizagem. O presente artigo teve como objetivo levantar na literatura das neurociências alguns conhecimentos teóricos da neuroeducação para contextualizar e fundamentar as aplicações educacionais e pedagógicas de uma prática educativa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi observada uma experiência de prática pedagógica, em uma escola de ensino não formal, em uma cidade do sul de Minas Gerais. A discussão em torno da possibilidade de fundamentar as aplicações educativas e pedagógicas apontam para uma coerência entre as afirmativas das descobertas atuais, os resultados de pesquisa em neuroeducação e a experiência relatada.
Palabras clave : Aprendizagem; Neuroeducação; Prática Pedagógica.