Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
TEIXEIRA, Giselle Baptista y SCHUELER, Alessandra Frota de. Livros para a escola primária carioca no século XIX: Produção, circulação e adoção de textos escolares de professores. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2009, vol.09, n.02, pp.137-164. ISSN 2238-0094.
Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre produção, aprovação e adoção de livros para uso das escolas públicas primárias cariocas na segunda metade do século XIX. Na análise privilegiamos, especialmente, a atuação de professores e professoras primárias como autores e/ou tradutores de textos. Sustentamos a hipótese de que esses professores, homens e mulheres, se destacaram por sua atuação como intelectuais do ensino e da cidade. Intelectuais que, desempenhando e disputando a função-autor, participaram na produção de saberes, textos, materiais e livros escolares, interferindo na configuração da cultura escolar na cidade do Rio de Janeiro.
Palabras clave : Livros Escolares; Professores Autores; Ensino Primário; Rio de Janeiro; Século XIX.