Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
MELO, Victor Andrade de. A dança nas escolas do Rio de Janeiro: do século XIX (décadas de 1820-1860). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.303-332. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i3.805.
Este estudo tem por objetivo discutir a oferta da dança nas escolas do Rio de Janeiro entre os anos 1820, quando se percebem as primeiras iniciativas mais bem delineadas de ensino da modalidade, e a década de 1860, quando cresceram as ações ligadas a outra prática corporal - a ginástica. Que intencionalidades havia ao redor do oferecimento da dança? Como eram operacionalizadas as lições (horários, infraestrutura, conteúdos)? Qual era o perfil dos mestres responsáveis pelas aulas? Mais do que lançar um olhar sobre essas iniciativas pioneiras de educação do corpo, esperamos discutir a articulação de certos temas sociais com o contexto escolar. Com tal abordagem, podemos também investigar uma determinada faceta da sociedade fluminense do século XIX.
Palabras clave : Dança; Educação Física; Educação do Corpo.