Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
COSTA, Ana Luiza Jesus da. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.123-154. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.779.
Neste artigo, abordam-se indícios de práticas educacionais em associações de trabalhadores da Corte e Província do Rio de Janeiro entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX. Analisando estatutos e relatórios de sociedades de auxílio mútuo e beneficência, foi possível constatar o papel ativo de homens e mulheres trabalhadores em sua própria educação. Os saberes derivados da experiência associativa e da luta por escolarização levada a cabo por sujeitos considerados avessos à educação, ou carentes dela, constituem a história da educação popular e da formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro.
Palabras clave : Educação Popular; Sociedades de Auxílio Mútuo; Experiência; Classes Trabalhadoras; Século XIX.