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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
KUHN, Malcus Cassiano y BAYER, Arno. A trajetória educacional das escolas paroquiais luteranas missourianas durante a primeira metade do século XX no Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.234-265. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n1.882.
Resumo: No artigo, apresenta-se uma revisão bibliográfica sobre as escolas paroquiais luteranas missourianas durante a primeira a metade do século XX no Rio Grande do Sul, focando sua constituição histórica, formação dos professores paroquiais, material didático e campanha de nacionalização do ensino. O Sínodo de Missouri iniciou sua missão nas colônias alemãs gaúchas em 1900, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas eram destinadas à alfabetização e ao ensino de valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos, com vivência da espiritualidade na prática e uma ação educacional para servir no mundo. Os missourianos formaram seus professores no Seminário Concórdia e, por meio da Casa Publicadora Concórdia, produziram material didático próprio para suas escolas paroquiais. A escola paroquial sofreu com os reflexos da campanha de nacionalização, que desarticulou um processo escolar que primava pelo arranjo entre escola e realidade de vida dos alunos e da comunidade.
Palabras clave : trajetória educacional; escolas paroquiais luteranas missourianas; professores paroquiais; campanha de nacionalização do ensino..