Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
BRAGHINI, Katya Zuquim. As aulas de demonstração científica e o ensino da observação. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.227-254. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n2.749.
Apresentam-se no artigo algumas experiências pedagógicas voltadas ao ensino das ciências, nas quais objetos científicos eram utilizados em aulas de demonstração. O objetivo é compreender o que significa ‘ensino da observação’, compreender o papel pedagógico das aulas de demonstração com objetos científicos, as quais eram destinadas a promover um olhar educado no interior das representações científicas que colocavam a visão, a experimentação e a demonstração como ações relacionadas, ou seja, como um processo de educação visual adequado ao ensino das ciências. Para tanto, foram estudadas fotografias de aulas de demonstração científica do Centre de Ressources et de Recherche du Musée National de l’Èducation de Rouen, objetos científicos do Museu Escolar do Colégio Marista Arquidiocesano e outros documentos diversos.
Palabras clave : Observação; Ensino de Ciências; Educação Visual; Cultura Material Escolar.