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Revista Brasileira de História da Educação
versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
MALIKOSKI, Adriano y LUCHESE, Terciane Ângela. O processo de organização de escolas étnicas polonesas no Rio Grande do Sul (1875 - 1939). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.99-119. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v17n3.934.
Resumo: No presente artigo, o objetivo é analisar como foi estruturado o processo de escolarização da imigração polonesa no Rio Grande do Sul entre 1875 e 1939, no qual foram priorizados o ensino elementar e a manutenção de especificidades étnicas, como língua, religiosidade e valores culturais poloneses. Pretende-se mostrar que a cultura étnica foi um elemento importante na estruturação de processos associativos e comunitários da imigração polonesa, que promoveu a estruturação de escolas na maior parte dos seus núcleos coloniais. Para a construção desta narrativa, foram analisadas diferentes fontes empíricas, como atas de associações, relatórios e documentos escolares.
Palabras clave : étnicas; imigração polonesa; processo escolar.