Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
FRAILE, Bienvenido Martín y RUIZ, Isabel Ramos. Le cahier de roulement. Um recurso para a renovação pedagógica em três momentos históricos da escola primária espanhola. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2018, vol.18, e009. Epub 02-Ene-2018. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v18.2018.e009.
Resumo: A história da educação contempla una nova perspectiva de estudo: a cultura escolar com os seus âmbitos normativo, teórico e empírico. O artigo questiona a renovação pedagógica durante o século XX na escola espanhola mediante um recurso, le cahier de roulement, utilizando o acervo documental do Museu Pedagógico da Universidade de Salamanca em três momentos históricos: Segunda República, Franquismo e a projeção até a América atual. O resultado contempla continuidades e rupturas em seu percurso histórico, com uma reflexão sobre a influência da normativa e da teoria nas práticas educativas.
Palabras clave : caderno de rotação; cultura empírica; cultura escolar; ensino primário.