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Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
HANSEN, Patricia Santos. Intelectuais, autoridade maternal e a participação das mulheres na criação da literatura infantil portuguesa ao final do século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e323. Epub 14-Mayo-2024. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e323.
Este artigo tem como objetivo investigar marcas de gênero em matrizes da literatura infantil europeia e na participação de escritoras e editoras na criação de uma literatura infantil portuguesa no século XIX. A hipótese subjacente é que, em contraste com outros campos da produção literária e didática, as mulheres encontraram nessa literatura uma área de atuação menos hostil e na qual o sexo e as qualidades atribuídas ao gênero feminino poderiam ser vistos como vantagens. Para mulheres intelectuais, esse tipo de produção permitiu dirigir-se às mães e às crianças como agentes de transformação social conferindo, ao mesmo tempo, um caráter político a sua produção e o reconhecimento de um lugar de autoridade nos debates sobre educação.
Palabras clave : mulheres intelectuais; maternidade; feminismo; Portugal.