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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
FAUSTINO, Rosângela Célia y MILESKI, Keros Gustavo. A educação escolar indígena na produção científica da área da educação física. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.97-111. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p97-111.
Este texto1 propõe-se a analisar a produção científica na área da Educação Física e as concepções de educação física escolar indígena que apresentam. A pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou articular esta produção e a contextualização de alguns aspectos do contato da sociedade capitalista em expansão com os povos indígenas no Brasil. As fontes envolvem seis edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace), realizado bienalmente em diferentes cidades brasileiras no período de 2001 a 2011. Em conformidade com documentos internacionais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Banco Mundial disseminados nos anos de 1990, as publicações destacam a importância de promover na escola um conhecimento cotidiano, como pressuposto e possibilidade de participação na cidadania. Considerando os princípios dessa política, reafirmamos que desde suas origens o conceito de cidadania limita-se a direitos políticos, permanecendo a desigualdade histórica gerada pela sociedade capitalista que, apesar da veiculação de um amplo discurso sobre inclusão, continua permitindo aos “excluídos” apenas a venda de sua força de trabalho, único meio que lhes resta nesta sociedade para satisfazer suas necessidades.
Palabras clave : Educação Escolar Indígena; Educação Física; Cultura.