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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
SILVA, MÁRCIA PEREIRA DA y GUERRA, ANTONIO FERNANDO SILVEIRA. UM MOVIMENTO EM DIREÇÃO AOS ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS NA PEDAGOGIA MONTESSORI. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.391-413. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2e391-413.
Apresenta-se aqui o resultado da pesquisa feita em uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental de São José/SC que objetivou verificar as contribuições da Pedagogia Montessori às dimensões da escola como um Espaço Educador Sustentável (EES). Revisitaram-se as ideias de educadores que pensaram uma escola à realidade da educação de seu tempo histórico e cultural, especialmente as de Maria Montessori. Na educação ambiental, destacaram-se a sustentabilidade, a escola sustentável e o nosso modo de ser, estar e permanecer na “casa de vida”, sob o olhar de Sauvè, Sato e outros autores. Ancorou-se no campo filosófico em Foucault, com seu entendimento sobre os discursos historicamente instalados sobre a verdade. A pesquisa evidenciou que a escola em foco está em processo de transição de constituir um EES quanto à dimensão do currículo, do projeto político pedagógico e da interação escola-comunidade e em virtude de seus caminhos e escolhas; entretanto, algumas limitações existem, principalmente no espaço arquitetônico. Nas falas da comunidade escolar, viu-se que a escola busca criar seu próprio caminho, suas próprias estradas e, embora não apresente total consonância entre sua proposta e os objetivos do Programa Nacional Escolas Sustentáveis, ambos possuem aspectos em comum. Concluiu-se que o projeto do Centro Educacional Maria Montessori continua se efetivando entre saberes e fazeres da Pedagogia Montessori.
Palabras clave : ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL; CURRÍCULO; GESTÃO; ESPAÇO FÍSICO; PEDAGOGIA MONTESSORI.