Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
SILVA, RENAN ANTÔNIO. POLÍTICAS PÚBLICAS E HOMOFOBIA: DIÁRIO DE CAMPO EM UMA ESCOLA DESTINADA AO PÚBLICO LGBTTT. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.1, pp.127-148. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23n1p127-148.
Algumas das políticas públicas inseridas no Governo Federal têm como finalidade sanarquestões relativas à homofobia no ambiente escolar. O Programa Federal Brasil “Sem Homofobia” foi lançado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em 2004, por meio do Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD). Esse programa tem como objetivo combater a violência e a discriminação contra o grupo LGBT e promover a cidadania homossexual, questionando temas relativos à homossexualidade em todos os ministérios do Governo, além de propor políticas que apreciem essa população nas mais variadas esferas, entre elas a educação. No âmbito dessas políticas, foi criada em Campinas-SP uma escola voltada para o público LGBT, chamada E-JOVEM. Desse modo, este artigo objetivaconhecer a realidade vivida pelos alunos e professores nessa referida escola e as possíveis transformações experimentadastanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade, entre outros) quanto no âmbito coletivo, relativo ao combate à homofobia.A coleta de dados aconteceu em duas etapas: inicialmente foram realizadas observações participantes no ambiente escolar, e em seguida foram feitas entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes da escola. Os resultados preliminares apontam que se afirmar gay ou lésbica é dizer, em princípio, que não viverá segundo o natural e o convencional, que irá experimentar uma forma nova de casamento e família, que não a esperada por pais, tios, avós etc. Quem se assume homossexual espera apoio, amor, aceitação e respeito, é nítido esse anseio por parte dos alunos.Assumir-se homossexual é correr o risco de se tornar estrangeiro, de desabrigar-se, de lutar pela própria sobrevivência.
Palabras clave : HOMOFOBIA; EDUCAÇÃO; POLÍTICASPÚBLICAS; DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL; DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE.