Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
SIMOES, REGINA y SALDANHA, GILDA MARIA MAIA MARTINS. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE EM AMBIENTE HOSPITALAR: FACILIDADES E DIFICULDADES. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.2, pp.225-244. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p225-244.
O objetivo deste artigo é identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento oncológico. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Concluímos que a prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente.
Palabras clave : ESCOLA; HOSPITAL; CRIANÇA; PROFESSOR.