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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
BAPTISTA, Claudio Roberto; SILVA JUNIOR, Edson Mendes da y FREITAS, Cláudia Rodrigues de. Trajetórias escolares e atendimento especializado precoce em escolas especiais. Rev. Comunic [online]. 2016, vol.23, n.3, suppl., pp.137-150. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v23nespp137-150.
O presente texto analisa a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido a crianças em fase inicial de escolarização que frequentam serviços especializados, na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, designados como Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial. Tais serviços são oferecidos no espaço físico das escolas especiais municipais, desde 1991. A metodologia deu prioridade à análise documental dirigida a 362 pastas escolares dos alunos que frequentam esses serviços, em três escolas, aos projetos político-pedagógicos e aos pareceres pedagógicos elaborados pelas professoras dessas instituições. No contexto das escolas especiais investigadas, o AEE não tem mostrado sintonia com sua dimensão complementar e há muitos indícios de que esse serviço se constitua como um dos principais canais de acesso à escolarização substitutiva ao ensino comum. A investigação mostrou intensa continuidade entre o serviço de educação precoce e a escola especial, apresentando índices que evidenciam que algumas crianças jamais chegam ao ensino fundamental comum, sendo direcionadas a frequentar a escola especial após os 6 anos de idade. Esse fenômeno constitui-se como contraditório com relação à concepção contemporânea de apoio pedagógico especializado concebido como transitório, complementar e favorecedor dos processos de inclusão.
Palabras clave : Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Escola Especial; Serviços de Apoio.