Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
TOMMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro; SANTOS, Luany Renata dos y FRANZOL, Samara Dilio. DIFICULDADES DOS ALUNOS COM OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA EM AULAS DE FÍSICA DE UMA ESCOLA BRASILEIRA DE ENSINO MÉDIO: O X DA QUESTÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.23-34. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p23-34.
Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento com apoio da FAPESP, cujo título é “Pesquisa-Intervenção na Prática Pedagógica de Professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio de Escolas de Ensino Integral”, em continuidade a outras que têm como foco o ensino de Física em escolas brasileiras de nível médio e o estudo dos registros de representação semiótica utilizados. Em aulas de Física foram observados os registros de representação semiótica mobilizados pelos professores e as suas articulações por meio do tratamento e da conversão. Na conversão de exercícios em língua natural para uma expressão algébrica, os alunos demonstram dificuldade em reconhecer os dados e suas respectivas representações, além de não distinguirem o mesmo objeto matemático, no caso, a incógnita, representada por letras diferentes de X.
Palabras clave : SEMIÓTICA; ENSINO DE FÍSICA; ENSINO MÉDIO.