Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Comunicações
versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
MONTENEGRO, PAULA; COSTA, CECÍLIA y LOPES, BERNARDINO. TRANSFORMAÇÕES DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS DE MÚLTIPLOS E DIVISORES DE UM NÚMERO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.55-68. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n1p35-68.
A resolução de problemas é uma das capacidades matemáticas fundamentais e uma base para a aprendizagem de conceitos, procedimentos matemáticos e representações. Não obstante, os alunos evidenciam dificuldades na resolução de problemas e na multiplicidade de representações para um dado conceito matemático. Este estudo procurou sistematizar a relevância e a eficácia da introdução frequente de representações visuais na lecionação dos conteúdos relativos às noções de múltiplo e divisor de um número natural, e do seu impacto na resolução de problemas com essas noções. Segue uma metodologia qualitativa analisando uma intervenção de ensino num grupo de 17 alunos (10-11 anos de idade). Os resultados mostraram que (i) as representações visuais permitiram transformações de representações (tratamentos e conversões), como as representações simbólicas e verbais, (ii) a introdução de representações visuais proporcionou um ambiente de aprendizagem com representações múltiplas, com uma maior variedade de representações na resolução de problemas, e (iii) esse efeito prolongou-se no intervalo de tempo considerado. Concluímos que a utilização frequente de representações visuais potenciou as transformações de representações tendo como consequência uma melhoria no desempenho geral dos alunos.
Palabras clave : DIVISORES; MÚLTIPLOS; REPRESENTAÇÕES VISUAIS; RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.