Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
GENTIL, Heloisa Salles y COSTA, Marilda de Oliveira. Continuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docente. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.43, pp.267-287. ISSN 2238-2097.
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise das políticas de formação de professores no Brasil nos últimos anos, final dos anos 80 e início dos anos 90. Objetivamos identificar continuidades e descontinuidades nessas políticas, para compreendê-las em seus processos histórico-sociais. Partimos do pressuposto de que o contexto neoliberal em que estão sendo constituídas e implementadas as políticas nesse período tem influenciado na definição de objetivos e na efetivação das reformas educacionais, entre elas, as políticas de formação docente. O exame das implicações dessas políticas de formação nas práticas pedagógicas surge como agenda necessária no campo das pesquisas em educação.
Palabras clave : Políticas Educacionais; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas.