Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
MARQUES, Amanda Cristina Teagno Lopes y ALMEIDA, Maria Isabel de. A documentação pedagógica na educação infantil: traçando caminhos, construindo possibilidades. R. Educ. Públ. [online]. 2011, vol.20, n.44, pp.413-428. ISSN 2238-2097.
Este artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica realizada em doutorado-sanduíche junto à Universidade de Bolonha, Itália, tem por objetivos: a) Explicitar o conceito de documentação pedagógica, estabelecendo aproximações e distanciamentos em relação à ideia de registro de práticas; b) Indicar a contribuição do registro e da documentação na construção de práticas pedagógicas de boa qualidade no contexto da Educação Infantil. A documentação pode representar elemento de qualificação da proposta pedagógica ao relacionar-se à reflexão sobre a prática e à formação contínua, à construção de memória e identidade, à compreensão do pensamento infantil, ao planejamento e à avaliação.
Palabras clave : Documentação Pedagógica; Registro de Práticas; Educação Infantil; Práticas Pedagógicas.