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Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
COTRIN, Jane Teresinha Domingues y SOUZA, Marilene Proença Rebello de. As ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no Brasil. R. Educ. Públ. [online]. 2013, vol.22, n.51, pp.881-899. ISSN 2238-2097.
O estudo realizado buscou elementos históricos para a compreensão de como as ciências psicológicas se inseriram na Educação Especial e fundamentaram suas práticas, re-inventando um novo fenômeno escolar: a deficiência mental. Para isso, além da investigação teórica, foi realizada uma pesquisa de campo no Instituto Pestalozzi de Belo Horizonte, considerado uma das primeiras escolas de Educação Especial do país. A análise foi baseada na perspectiva histórico- crítica em Psicologia. Dos estudos realizados, concluiu-se que as pesquisas e práticas efetivadas pela Psicologia Moderna, ao re-inventarem uma deficiência, reiteraram as políticas capitalista industriais no início do século XX.
Palabras clave : Psicologia e Educação; Deficiência Mental; Educação Especial; Psicometria.