Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
BECALLI, Fernanda Zanetti y SCHWARTZ, Cleonara Maria. O ensino da leitura no Brasil e seus fundamentos teóricos e metodológicos. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.55, pp.13-32. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2015/repub-v25n55jan.abr002.
O presente artigo apresenta reflexões de uma pesquisa sobre os fundamentos teóricos e metodológicos que balizaram o ensino da leitura no Brasil, no período de 1500 a 2011. Metodologicamente, se configura como uma análise bibliográfica e, teoricamente, se embasa no referencial de autores que vêm discutindo a referida temática. A análise permitiu identificar métodos e modelos de ensino da leitura que foram criados ao longo da história do desenvolvimento do ensino, como essas abordagens compreendiam a linguagem e sua apropriação e a que tipo de leitor visavam formar.
Palabras clave : Alfabetização; Leitura; Ensino da Leitura..