Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Como "produzir clarões" nas pesquisas em educação?. R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.56, pp.443-454. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2015/repub-v24n56maio.ago009.
Este artigo aborda os processos de escrita e leitura e os modos de fazer pesquisa em educação. A partir de um enunciado de Deleuze, do livro Conversações (1992) elaborou-se a problemática - como produzir clarões nas pesquisas em educação? Utilizaramse igualmente os conceitos de dobra (DELEUZE, 1991) e dissenso (RANCIÈRE, 1996) para pensar as pesquisas de mestrado e doutorado orientadas a partir desta perspectiva da desconformidade. A pesquisa qualitativa de perspectiva cartográfica foi realizada durante os anos de 2012 a 2014. Os resultados foram as produções de pesquisas desmontáveis, conectáveis e destituídas do fundamento de base.
Palabras clave : Pesquisa; Educação; Leitura; Escrita..