Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
DALLABRIDA, Norberto. Uma vida dedicada à escola pública: trajetória sócio-profissional de Lorenzo Luzuriaga (1914-1959). R. Educ. Públ. [online]. 2015, vol.24, n.57, pp.661-675. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.2015/repub-v24n57set.dez009.
Este artigo procura compreender a trajetória sócio-profissional de Lorenzo Luzuriaga, pedagogo espanhol que se destacou como escritor, tradutor, editor e professor universitário, e teve obras publicadas no Brasil. O seu trajeto sócio-profissional é elaborado à luz dos conceitos de capital cultural, de capital social e de campo, formulados por Bourdieu. Depois de fazer considerações sobre o seu percurso educacional, Luzuriaga é analisado nos dois momentos do seu metier de pedagogo: os anos vividos em Madrid (1914-1936) e o período em que viveu como exilado na Argentina, destacando a sua defesa da escola pública.
Palabras clave : Trajetória Sócio-Profissional; Luzuriaga; Escola Pública.