Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de; SOUZA, Ana Paula Gestoso de; MAGALHAES, Elisa Gomes y MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Narrativas de formação: o que dizem licenciandas e professoras iniciantes. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.631-656. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016631.
Esse artigo apresenta e analisa a perspectiva de professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandas em Pedagogia ao refletirem em fórum de discussão online acerca da experiência de elaborar narrativas sobre seu período de escolarização e de experiências vi venciadas no início da carreira docente. As re flexões teórico-metodológicas aqui apresentadas fundamentam-se nos pressupostos da Investiga ção Narrativa e da Formação de Professores. Os resultados indicam que escrever e dialogar sobre as experiências de escolarização permitiu que as professoras pensassem sobre a própria prática e as licenciandas sobre a futura atuação, buscando seu desenvolvimento profissional.
Palabras clave : Formação de Professores; Trajetórias de Formação Docente; Investigação Narrativa.