Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
SOUSA, Maria do Carmo de y JACOMELLI, Cristiane Vinholes. Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem. R. Educ. Públ. [online]. 2016, vol.25, n.60, pp.819-837. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v25n602016819.
O artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar.
Palabras clave : Atividade de Ensino; Nexos Conceituais do Número; Manifestações Orais; Educação Infantil.