Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
FRAGA, Laura Pippi y LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.61, pp.223-243. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v26n612017223.
Este artigo, constituído a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado, tem por obje tivo discutir a avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores envolvi dos num projeto em que organizam atividades de ensino de Matemática voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se uma das Unida des Didáticas, fazendo uso de registros escritos, de gravações dos encontros e de um questio nário. Foi possível identificar que os futuros professores atribuem dois sentidos à avaliação e que a condição de compartilhamento permi te a compreensão de aspectos relacionados ao ensino, caracterizando a avaliação como uma ação formadora.
Palabras clave : Formação de Professores; Avaliação Compartilhada; Educação Matemática nos Anos Iniciais.