Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
PAULA, Eunice Dias de. Os saberes e valores indígenas transformando os processos de escolarização. R. Educ. Públ. [online]. 2017, vol.26, n.62, pp.355-372. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.5965/01045962v26n622017372.
Este artigo apresenta os povos originários como produtores de conhecimentos de variadas na turezas. Embora estes conhecimentos tenham sido apropriados pelos colonizadores, a autoria indígena não é devidamente reconhecida. Au tores pós-coloniais como Santos (2009), Marin (2014) e Quijano (2009) discutem os processos de invisibilização e apagamento destes sabe res, práticas colonialistas que continuam a ser impostas às escolas indígenas. Por sua vez, a presença dos saberes e valores indígenas trans formam os processos de escolarização, inserindo a escola na educação indígena, caminho neces sário para que as escolas sejam indígenas de fato.
Palabras clave : Saberes Indígenas; Valores Indí genas; Colonialidade; Processos de Escolarização.