Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
FONTOURA, Helena Amaral da. Meu nome é professor/a: sobre aprender a docência e identidades. R. Educ. Públ. [online]. 2019, vol.28, n.68, pp.297-310. Epub 21-Ene-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8391.
Este trabalho traz indagações sobre como nos constituímos professores e professoras a partir da assunção de nossa identidade. Propomos questões no campo da formação docente com objetivo de pensar a apropriação do lugar docente. Nossa reflexão se pauta na pesquisa de cunho qualitativo, que entende o sujeito como parte integrante do processo da pesquisa. Para discutir o conceito de identidade docente contamos com as contribuições de Marcelo e Nóvoa. Acreditamos contribuir para a reflexão sobre uma formação de professores democrática atribuindo outra dimensão às questões atravessadas no debate da Didática pela teoria e prática e ensino e aprendizagem.
Palabras clave : Identidade docente; Didática; Formação de professores.