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Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
ARAUJO, Denise Silva; BRZEZINSKI, Iria y SA, Helvécio Goulart Malta de. Políticas públicas para formação de professores: entre conquistas, retrocessos e resistências. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e9912. Epub 02-Mar-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.9912.
Artigo resultante de pesquisa de cunho teórico e documental, no qual se analisam conquistas e retrocessos no campo das políticas públicas para formação de professores no tempo presente, no Brasil. Objetiva-se apontar agendas necessárias para o movimento de resistência aos retrocessos, anunciar possibilidades de avanços e desafios a enfrentar. Para tanto, adota-se a orientação do materialismo histórico dialético, que permite apreender e revelar as contradições da realidade concreta. Na atual conjuntura de graves ataques à garantia do direito constitucional à educação pública estatal de qualidade social e às políticas de formação docente, é indispensável a resistência ativa e propositiva.
Palabras clave : Políticas educacionais; Formação e valorização docente; Movimentos de luta e resistência.