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Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
COLLA, Rodrigo Avila. Educação Especial e Inclusão Escolar: sondando uma micropolítica que propicie práticas inclusivas. R. Educ. Públ. [online]. 2020, vol.29, e7162. Epub 02-Mar-2020. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v29ijan/dez.7162.
O artigo discute a Educação Especial e a inclusão escolar no contexto brasileiro. Vale-se de revisão bibliográfica que apresenta os principais avanços da legislação nas duas últimas décadas e dialoga com pesquisas recentes sobre a Educação Especial. Aborda práticas que podem favorecer os processos de ensino e aprendizagem em contextos de inclusão escolar, particularmente de educandos com necessidades especiais. Defende-se uma postura acolhedora da diferença por parte dos(as) docentes. O conceito de experiência é utilizado para fundamentar as diferenças como potências formativas. Por fim, são tecidas considerações quanto à necessidade de uma micropolítica do desejo que contribua para práticas inclusivas.
Palabras clave : Educação Especial; Inclusão Escolar; Educação para a Diferença.