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Articulo
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Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
CRUZ, Carla Daniela Ramos da y RIOS, Mônica Piccione Gomes. Articulação entre Prova Brasil e avaliação institucional: percepções dos professores. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e9536. Epub 17-Mayo-2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.9536.
As escolas públicas municipais de Campinas (SP) possuem uma política pública de avaliação institucional, de caráter democrático e emancipatório; concomitante à Prova Brasil, que dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e estabelece metas para as escolas. Com isso, o objetivo desse artigo é analisar quais são as percepções dos professores das escolas públicas sobre a articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional. Por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal em duas escolas, concluiu-se que há articulação entre a Prova Brasil e a avaliação institucional, promovida em diferentes reuniões presentes no ambiente escolar.
Palabras clave : Prova Brasil; Avaliação institucional; Qualidade do ensino fundamental.