Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
PEDRO, Luciana Guimarães y MELO, Geovana Ferreira. Da formação contínua de professores ao desenvolvimento docente – o grupo colaborativo e seu potencial mediador. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12487. Epub 10-Dic-2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12487.
Esse artigo refere-se a uma pesquisa que objetivou compreender o processo de desenvolvimento profissional docente no movimento de um grupo colaborativo. Baseado na Pesquisa Colaborativa realizou-se um curso de extensão, cujas audiogravações foram analisadas segundo a proposta dos Núcleos de Significação. Concluiu-se que o grupo colaborativo se consolidou como mediador relevante para o desenvolvimento docente; que a mediação do outro e os dramas vividos pelos professores são propulsores de desenvolvimento e que as decisões pedagógicas pautadas pela afetividade são determinantes num grupo. Por fim, apresentou-se pressupostos para inspirar a construção de grupos colaborativos como proposta de formação contínua para professores.
Palabras clave : Desenvolvimento Profissional Docente; Grupo Colaborativo; Mediação.