Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista de Educação Pública
versión impresa ISSN 0104-5962versión On-line ISSN 2238-2097
Resumen
BREDER, Debora y SANTOS, Marta Castro dos. Wahuiru Pakup: os sentidos da escola. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e11279. Epub 30-Abr-2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.11279.
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os sentidos da escola para os Sateré Mawé. De caráter etnográfico, a pesquisa procurou empreender uma “descrição densa” das relações sociais e simbólicas observadas na Escola Municipal Indígena Wahuiru Pakup (Novo Sol), localizada na Terra Indígena Andirá-Marau, Comunidade Monte Salém, Maués/Amazonas. A observação participante no dia a dia das famílias – da farinhada às brincadeiras no rio com as crianças –, e a escuta ativa realizada com os interlocutores da pesquisa – o professor, os alunos e seus pais – possibilitou a compreensão dos sentidos da escola para a comunidade.
Palabras clave : Educação; Educação escolar indígena; Etnografia; Sateré-Mawé.