Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versión On-line ISSN 2318-1338
Resumen
FERNANDES, Taynara Roberta y PASSADOR, Claudia Souza. CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO DESEMPENHO ACADÊMICO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e84346. Epub 15-Abr-2024. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133884346.
Por meio deste estudo, apresenta-se revisão sistemática da literatura sobre as características socioeconômicas e de infraestrutura relacionadas ao desempenho escolar dos alunos de educação básica ao redor do mundo, estabelecendo discussões conceituais e críticas em torno dessas relações. Foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura para o mesmo estudo com cada contexto específico, definindo planejamento e condução da revisão. Embora a influência dos dois contextos no desempenho acadêmico do aluno varie, resultados sugerem que os contextos possuem um papel importante no desempenho do aluno. Dessa forma, pretende-se contribuir para o progresso do conhecimento em estudos referentes à gestão educacional e a tomada de decisão nas políticas públicas de educação básica.
Palabras clave : infraestrutura escolar; socioeconômico; desempenho escolar; revisão sistemática.