Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
FREITAS, Silvane Aparecida de y MACHADO, Katia Resende de Assis. Contribuições do sociointeracionismo bakhtiniano e da Análise do Discurso de linha francesa ao ensino de linguagens. Sér.-Estud. [online]. 2013, n.36, pp.49-62. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2013-v.36(04).
Este artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições que as teorias sociointeracionista bakhtiniana e a Análise do Discurso de linha francesa podem oferecer ao ensino de linguagens, sobretudo, no que diz respeito à formação de leitores e às diversas possibilidades de produção de sentidos que os textos apresentam. Ressalta-se a necessidade de uma mudança de postura tanto dos professores quanto dos alunos frente aos textos, com o intuito de ampliar a capacidade discursiva dos alunos, libertá-los da pressão de ter de achar um único sentido do texto, uma única resposta correta, que sempre foi a do professor ou do livro didático.
Palabras clave : Discurso; Interação; Ensino.