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Articulo
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Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
SANTOS, Flávio Reis y ROTHEN, José Carlos. Tecnocracia e educação: a utopia político-social saintsimoniana. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.289-310. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(17).
O objetivo do presente estudo é o de identificar a fundamentação tecnocrática contida na obra de Saint Simon para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, bem como apontar a utilidade instrumental do campo educacional para a adequação dos sujeitos aos padrões definidos e/ou convencionados pela sociedade. Para tanto, optamos por empreender uma pesquisa de cunho bibliográfico, na razão em que acreditamos que os livros e as obras de referência constituem fonte perene da qual é possível retirar as evidências de que precisamos para sustentar teoricamente as nossas declarações e argumentações. No seio da utopia saintsimoniana, concluímos que a sociedade tecnocrática pode ser apreendida pela primazia da eficiência técnica produtiva, pela utilização e aplicação racional dos recursos materiais e intelectuais, pela valorização das atividades inerentes ao exercício da autoridade profissional na perspectiva de garantir o bem-estar individual e coletivo de toda a sociedade.
Palabras clave : Tecnocracia; Educação; Saint Simon.