Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Série-Estudos
versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982
Resumen
SILVA, Ketiuce Ferreira y PRATA-LINHARES, Martha Maria. Desenvolvimento profissional docente na educação a distância: relatos de uma pesquisa participante. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.184-202. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/231819822016112.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o contexto que permeia o desenvolvimento profissional de professores e tutores de um curso de Pedagogia, em uma universidade pública, oferecido na modalidade a distância. O problema motivador da investigação foi buscar responder como tem ocorrido o desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância (EaD) e o que fazer para melhorar esse processo. Com uma abordagem qualitativa, pesquisa participante e bibliográfica, identificou-se que, embora as políticas públicas relativas ao contexto do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) demonstrem fragilidades que desfavorecem o desenvolvimento profissional da docência universitária na EaD, das análises dos dados surgem caminhos para minimizar as dificuldades enfrentadas nesse processo como um maior comprometimento institucional com a EAD e reforço do trabalho coletivo entre professores e tutores a distância.
Palabras clave : Desenvolvimento profissional; docência universitária; Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil.